" The fruit of knowledge ", Oil on canvas, 70x50, 2010
A pintura de Ângela Serra compreende a gesticulação do corpo, onde o rosto e seus trejeitos são captados por pinceladas corpóreas e expressionistas que nos revelam banalidades causais. As suas imagens figurativas são-nos expostas por uma acção que relembra o acto de fotografar, aprisionando momentos instantâneos irrelevantes ao nosso olhar.Neste processo fotográfico, onde a objectiva "paparazzi" transforma o indivíduo desconhecido em celebridade e o observador em voyerista, torna ambos performers do acto artístico requerido pela autora, onde a observação e o gesto expontáneo, se fundem num conceito que nos leva apreciar a estaticidade do momento, na intervenção do lugar e tempo.
Estas referências de película fotográfica, onde o negativo clássico é revelado, transformam os cortes de composição em simbólicos momentos de pintura, que avivam a exposição fria da fotografia, revertendo assim o processo maquinal do pictorismo captado. O nosso olhar sente consequentemente a anatomia das figuras pinceladas, tal como os sentidos utilizados nos seus rituais diárias, momentos de aprendizagem, de descoberta e convivência, sacralizando assim as minuciosidades da vida, que são igualmente importantes e fazem parte do nosso processo evolutivo.