"...", Acrylic on paper, 70x50 cm, 2009
Ao longo da história da arte, muitos foram os meios explorados pelos diversos artistas, com o intuito de celebrarem a sua criatividade, e de divulgarem suas obras perante o público e meio artístico. Eis que surge então, na década de 60, o movimento designado por Mail Art ou Arte Postal, que tinha como principal vantagem o poder de ser auto-suficiente, no caso das Artes Plásticas, permitia fugir ao circuito das Galerias de Arte, local onde nem sempre oportunidades de exposição existem. Os artistas conseguiam assim que o seu trabalho ou parte dele, fosse apreciado a uma escala internacional sem barreiras e burocracias, criadas pelos locais normalmente vocacionados para a sua exploração. Para além do factor de troca de correspondência entre artistas, a Arte Postal permite a criação de uma rede de contactos onde experiências podem ser partilhadas. O mesmo movimento, continua actualmente bem activo, por vezes poderá ser conectado como outsider ou alternativo, no entanto, muitos artistas o mantém, como era o caso de Ray Johnson's um dos seus principais impulsionadores, sendo também uma das actividades do artista em questão que se irá falar.
As obras de Joaquim, movimentam-se na apropriação de imagens, muitas delas gravadas no nosso subconsciente colectivo, que tanto divagam pela modernidade ou pelas clássicas temáticas associadas ao retrato, natureza morta e paisagem, ou no seu oposto à experimentação plástica, criando composições poéticas que dialogam com o observador, repletas de manchas que elucidam alegria e reflexão, fundindo-se de forma equilibrada com os retalhos figurativos utilizados na sua construção.
No seu conjunto as obras irradiam algo de etéreo, aproximando-se das desconstruções dos sonhos e de sua ténue mas viva presença, recriando um universo paralelo com codificações e descontextualizações dos ambientes apresentados, que nos transportam nostalgicamente para outros tempos, ou nos afixam na realidade citadina actual, onde a cultura é valorizada mas nem sempre apoiada.