Sejam bem-vindos ! O objectivo deste blog é divulgar Artistas Portugueses que se enquadrem no movimento artístico contemporâneo, tendo como principais ferramentas de expressão: a Pintura ( meio que o blog privilegia), Desenho, Escultura, Instalação e Video-Art. O critério de selecção está directamente relacionado com o Conceito, Qualidade e Criatividade dos artistas, independentemente de estes serem conceituados ou não, no entanto a escolha tem como prioridade a selecção de artistas pouco conhecidos e por descobrir,mas que demonstrem uma verdadeira paixão pela arte, não esquecendo é claro a qualidade das suas propostas criativas.

....Arte Contemporánea por Artistas Portugueses....

...Contemporary Art by portuguese Artists....

11 novembro, 2010

Fernando Andrade


" s/t", Acrylic, Enamel, Ink printing machine and Cellulosic Varnish on canvas, 100x120, 2009

 O ser humano é considerado maioritariamente como a entidade que alcançou o maior estágio de evolução, possuindo inúmeras capacidades que vão muito além de outros seres terrestres. A articulação da linguagem, o raciocínio abstracto, os pensamentos e emoções, são apenas algumas de suas espantosas qualidades, no entanto, nem sempre são vinculadas nas direcções mais acertadas, contribuindo assim para a destituição do equilíbrio que deveria ser harmonioso, sendo a essência principal encontrada na Natureza, nas suas mais diversas formas e sistemas.
 Os trabalhos de Fernando Andrade regra geral, para além de outros onde o conceptualismo é encontrado,  seguem um caminho da inconformalidade dos aspectos negativos da sociedade geral onde vivemos, noticiando as agressões físicas, mas acima de tudo mentais ao seu congénere, pois o homem sendo um ser racional, tende a ter acções bem opostas aquilo que deveria prevalecer, ou seja, a empatia e ajuda pelo próximo.
 Palavras bem fortes como o totalitarismo do ego, a subordinação social e o prazer egoísta, sendo ambas com  pretensões lucrativas, indiferentemente de serem materiais ou não, flutuam nas suas pinturas, onde o figurativismo desvanece ao olhar, de encontro a uma representação simples nas suas imagens, no entanto tornam-se bem distintas no contexto que habitam. A exploração técnica de texturas e cores que descobrimos em suas criações,  funcionam como elementos de afixação de sentimentos e estados de alma, que por vezes são difíceis de representar visualmente.

2 comentários:

Fernando Andrade disse...

Com um texto tão denso sobra pouco para acrescentar. De facto, este trabalho que postaste faz parte de uma série de 12 que abordam as prisões que o ser humano constroi para camuflar os seus fracassos.
A inspiração vem das torturas efectuadas em Guantanamo pelos soldados norte-americanos aos prisioneiros supostamente da Al-qaed.Os vencedores passaram a bestas.A besta existe em cada um de nós, só está á espera que algo a desperte.
Continua o teu trabalho de recolha dos artistas anónimos deste paí envorgonhado. Excelente!!

Helder Coelho Dias disse...

Obrigado Fernando, agradeço o incentivo e a informação que revela um pouco mais de tuas criações.

!namaste!


...Obrigado pelo Visita...Thanks for the Visit...