Sejam bem-vindos ! O objectivo deste blog é divulgar Artistas Portugueses que se enquadrem no movimento artístico contemporâneo, tendo como principais ferramentas de expressão: a Pintura ( meio que o blog privilegia), Desenho, Escultura, Instalação e Video-Art. O critério de selecção está directamente relacionado com o Conceito, Qualidade e Criatividade dos artistas, independentemente de estes serem conceituados ou não, no entanto a escolha tem como prioridade a selecção de artistas pouco conhecidos e por descobrir,mas que demonstrem uma verdadeira paixão pela arte, não esquecendo é claro a qualidade das suas propostas criativas.

....Arte Contemporánea por Artistas Portugueses....

...Contemporary Art by portuguese Artists....

07 novembro, 2010

Joanna Latka



" 4_Oeiras", Indian Ink and Ecoline on card, 100x100, 2008

 Esta nova entrada em Lvsitanic Art poderá suscitar alguma curiosidade, pois trata-se de uma artista de naturalidade Polaca, no entanto, como actualmente reside em Portugal, penso que seja de interesse ser aqui referida. Os trabalhos de Joanna Latka,  na sua primeira impressão dão-nos a sensação de estarmos perante uma artista que divaga pelo primitivismo da arte Naif, ou por uma grande proximidade da Art Brut.
 O figurativismo disfuncional que nos é apresentado, onde as perspectivas visuais e gráficas adquirem valores anormais da nossa realidade, são nos bem familiares, ilustrando e retratando situações comuns que encontramos ao virar da esquina. De um ponto de vista mais analítico, poderemos mesmo referir que estamos perante a documentação das estruturas que nos  envolvem, tal como ainda mais acentuadamente a nossa própria sociedade, nas suas mais diversas situações, onde a própria artista se retrata esporadicamente nos seus trabalhos, sendo ela mais um figurino de suas composições.
 As estranhas figuras caricaturadas no seu espaço envolvente, transformam este mesmo, em locais claustrofóbicos ou até mesmo assustadores, onde simultaneamente a alegria também se encontra presente, dando-nos uma falsa percepção de estarmos perante um traço infantil, mas com uma visão adulta e contemporânea.
 No seu todo, os desenhos criados a tinta da china e com subtis manchas coloridas, transbordam de vivacidade, energia e movimento, palavras estas que as associamos directamente com os centros urbanos ou lugares com uma certa quantidade de habitantes, onde estranhos e por vezes conhecidos, se cruzam diariamente.

Nenhum comentário:


...Obrigado pelo Visita...Thanks for the Visit...