Sejam bem-vindos ! O objectivo deste blog é divulgar Artistas Portugueses que se enquadrem no movimento artístico contemporâneo, tendo como principais ferramentas de expressão: a Pintura ( meio que o blog privilegia), Desenho, Escultura, Instalação e Video-Art. O critério de selecção está directamente relacionado com o Conceito, Qualidade e Criatividade dos artistas, independentemente de estes serem conceituados ou não, no entanto a escolha tem como prioridade a selecção de artistas pouco conhecidos e por descobrir,mas que demonstrem uma verdadeira paixão pela arte, não esquecendo é claro a qualidade das suas propostas criativas.

....Arte Contemporánea por Artistas Portugueses....

...Contemporary Art by portuguese Artists....

13 novembro, 2010

Cristina Troufa


" Mulher ", Acrylic on canvas, 80x80, 2008

 A figura feminina sempre foi um elemento muito explorado no mundo das artes, tendo sido pintura o meio mais evasivo na sua representação. Desde o periódo do renascimento até aos nossos dias, a imagem da mulher foi transcrita de inúmeras formas, sendo as razões de sua escolha muito abrangentes, mas convenhamos, a beleza da mulher sempre prevaleceu em relação ao aspecto masculino, pois em periódos longínquos da história da humanidade, nas sociedades matriarcais, a mesma era representada por divindades que a associavam à mãe natureza, sendo o poder da fertilidade que ambas partilham, considerado um acto mágico.
 Cristina Troufa explora de forma inconfundível o mundo "rosa", diria mesmo que o movimento feminista é reinventado, não de uma forma política, muito pelo contrário, as suas pinturas puramente figurativas levam-nos ao encontro emocional e à sensibilidade da mulher, referenciando e afirmando suas atitudes, memórias, medos ou porque não uma certa nostalgia, onde o discurso emocional de seus rostos e anatomia, partilham o seu espaço com outras figuras animadas, essencialmente por animais, que assumem um papel análogo na interpretação conjunta dos elementos da composição. 
 O retratismo artístico funciona como cunho da afirmação das emoções que afloram gestualmente, dando-nos assim uma perspectiva mais verdadeira do figurino transformado em modelo. A perfecção técnica na execução de suas pinturas, é adicionado com cores puras e claras que são aplicadas como motivos de fundo, direccionando-nos para um hipotético estado de alegria, contrastante com a teatrilidade da cena "impressa" no suporte.
 Provavelmente o trabalho por mim seleccionado, poderá não ser o mais representativo do universo explorado pela artista, a razão para tal, deve-se provavelmente de este mesmo se afastar timidamente de seus "parceiros" pictóricos, tratando-se de uma nova linguagem, que seria interessante explorar futuramente em suas obras, pois a contínua criação das mesmas fórmulas ofusca a experimentação contemporánea, que sabe bem por vezes apreciar.

2 comentários:

Anônimo disse...

O trabalho da Cristina, de fato, desperta sempre emoções fortes. Parabéns à Cristina e ao blog! Fazia falta algo assim. Vanessa

Helder Coelho Dias disse...

Agradeço as palavras Vanessa e pela visita.

!namaste!


...Obrigado pelo Visita...Thanks for the Visit...